Abadia de Chiaravalle

Situada nas redondezas de Milão, a Abadia de Chiaravalle é uma bela construção pertencente aos monges da ordem cisterciense.

A Abadia de Chiaravalle foi edificada no princípio do século XII com uma combinação de estilo gótico francês e românico lombardo. Em 1221 foi consagrada à Virgem Maria.

Quando Napoleão aboliu a ordem cisterciense em 1798, os monges foram obrigados a abandonar a abadia e essa ficou muito deteriorada. Depois de ser restaurada e devolvida a seus donos legítimos, atualmente a abadia voltou a brilhar com o esplendor de tempos passados. 

O que ver

Embora o interior da abadia não possuísse muitos ornamentos para evitar a distração dos monges, o templo estava decorado com belas pinturas que ainda se conservam, nas quais se expõe a árvore genealógica e a história da ordem.

Do interior da igreja é possível ter acesso a um agradável claustro com escassa ornamentação, de onde se podem ver as torres da igreja. O campanário mais alto, rodeado por diversas janelas, era o que marcava a jornada de trabalho dos monges e campesinos com o som das badaladas.

Um pouco longe

A Abadia de Chiaravalle é um templo de grande beleza, mas, devido à sua relativa distância, só recomendamos visitá-la para quem tiver vários dias em Milão.

Horário

De terça a sábado, das 9:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00 horas.
Domingos, das 15:00 às 17:00 horas.

Transporte

Ônibus: linha 77.