Estação Central de Milão
A Estação Central de Milão é uma das maiores e mais impressionantes estações da Europa. Possui uma mistura de estilos arquitetônicos.
Inspirada pelo modernismo no princípio do século XX, a Estação Central de Milão possui uma mistura de estilos, entre os quais se destacam especialmente o Art Nouveau e o Art Decó.
O passado da Estação Central
A estação foi inaugurada em 1931 para substituir a antiga estação central, já que ela não era capaz de suportar o contínuo aumento do tráfego de passageiros.
O projeto, muito mais simples durante seu início, avançou lentamente enquanto se convertia em uma majestosa construção depois da chegada ao poder de Mussolini, que pretendia que a estação representasse o grande poder do regime fascista.
A Estação Central no presente
Atualmente, a Estação Central de Milão observa um contínuo movimento de milhares de viajantes e assíduos que passam o dia ali, além das centenas de turistas que se aproximam para contemplar seus chamativos tetos abobadados.
As enormes cúpulas de aço e cristal abrigam 24 plataformas onde há um contínuo ir e vir dos trens que levam até algumas das principais capitais europeias, além de outras cidades italianas que aparecem nos belos painéis de azulejos das paredes.
Transporte
Metrô: Centrale F.S., linhas 2 e 3.
Bonde: linhas 2, 5, 9 e 33.
Ônibus: linhas 42, 60, 82, 90, 91 e 92.
Lugares próximos
Piazza Gae Aulenti (1.2 km) Jardins Públicos de Milão (1.3 km) Galeria de Arte Moderna de Milão (1.5 km) Cemitério Monumental (1.9 km) Pinacoteca di Brera (2 km)