Cemitério Monumental

Embora a princípio possa parecer uma visita pouco apetecível, o Cemitério Monumental de Milão é um autêntico museu ao ar livre

O enorme Cemitério Monumental de Milão se destaca pelo grande número de lápides de alto nível artístico que possui. Possui impressionantes obras feitas desde o século XIX até a atualidade

O Cemitério Monumental foi construído em 1866 para unificar os pequenos e insalubres cemitérios que estavam espalhados pela cidade. 

Um museu ao ar livre

Com um terreno de mais de 250.000 metros quadrados, o cemitério tem uma ampla gama de esculturas italianas, templos gregos, obeliscos e inclusive uma versão em pequena escala da Coluna de Trajano.

Na entrada principal há uma espécie de “hall da fama”, onde estão as lápides de alguns dos cidadãos mais importantes do país.

Entre as tumbas mais chamativas estão uma espécie de torre branca na qual está esculpida a vida de Jesus, pertencente à família Bernocchi, uma curiosa pirâmide pertencente à família Bruni, e várias esculturas em representação da Última Ceia, da família Campari.

Ao ser um cemitério tão especial, não é nenhuma surpresa que possua uma seção em que estão as tumbas dos judeus e outros cidadãos que não pertenceram ao catolicismo.

À esquerda da entrada principal você pode ver uma exposição de fotografias que expõem o desenvolvimento histórico do cemitério. No final da exposição há dois carros fúnebres elétricos fabricados em 1920.

Você ficará boquiaberto

O Cemitério Monumental de Milão é uma das visitas mais espetaculares que podem ser feitas na cidade. Trata-se de uma exposição artística que, longe de mostrar a lúgubre aparência de um cemitério, é um lugar repleto de esculturas e belas construções.

Ao lado da entrada principal você pode pegar um mapa que indica as obras mais relevantes.

Horário

De terça a domingo, das 8:00 às 18:00 horas.
Segunda: fechado.

Preço

Bonde: Farini Ferrari, linhas 3, 4, 7 e 11; Bramante Monumentale, linhas 11, 12 e 14.
Ônibus: linhas 37, 70 e 94.
Metrô: Garibaldi, linha M2 e Monumentale, linha M5.

Lugares próximos

Piazza Gae Aulenti (833 m)
Parque Sempione (1.4 km)
La Trienalle (1.6 km)
Pinacoteca di Brera (1.7 km)
Castelo Sforzesco (1.7 km)