Lago de Como

Lago de Como

O Lago de Como é o mais próximo a Milão e abriga povoados tão encantadores como Bellagio, Varenna, Tremezzo ou Menaggio

Localizado na região da Lombardia, o Lago de Como é o terceiro maior lago da Itália, atrás do Lago de Garda e do Lago Maggiore. Trata-se de um lago tranquilo e agradável rodeado de belos povoados onde você pode passar dias tranquilos e muito especiais.

Também conhecido como Lago de Lario por seu nome em latim (Larius Lacus), o Lago de Como tem forma de “Y” invertido, formado pelos três longos braços. A oeste está Como, a leste, Lecco, e ao norte está Colico

Lugares destacados

Alguns dos povoados mais atraentes do lago são os seguintes:

  • Bellagio: Localizada na estreita faixa de terra que entra no Lago de Como, Bellagio é a localidade mais famosa do lago. Trata-se de um lugar muito agradável e especial, onde as ruas estreitas e íngremes e as vistas do lago oferecem tranquilidade e momentos inesquecíveis aos seus visitantes. 
  • Varenna: Localizada entre o lago e a montanha, Varenna é um agradável lugar de origem romana em que as passarelas sobre a água e os degraus infinitos se destacam.
  • Tremezzo: A localidade de Tremezzo é um importante centro turístico graças à Villa Carlota, uma imponente residência neoclássica que foi construída em 1843 como presente de casamento para a Carlota da Prússia. A residência oferece um passeio por suas numerosas dependências e seus agradáveis jardins. 
  • Menaggio: Menaggio é um agradável centro turístico que ainda conserva sua estrutura medieval e alguns restos do antigo castelo. Ao lado do lago podemos ver numerosas vilas e belas casas com pórticos que formam um passeio muito agradável para os visitantes. 
  • Como: Fundada pelos romanos em 196 a.C., o povoado que dá nome ao Lago de Como é um destino turístico muito frequentado graças às suas belas paisagens. Pegando o funicular até Brunate, você terá vistas espetaculares tanto do lago quanto da cidade de Como.

Como ir até o Lago Como

Existem diferentes formas de ir de Milão até o Lago de Como. Se você está viajando de carro, é muito agradável percorrer as estradas estreitas que rodeiam o lago. Se você preferir não dirigir, pode ir de trem ou reservar uma excursão organizada. 

De carro

O carro é a forma mais prática de ir de Milão ao Lago de Como. Recomendamos que você reserve um GPS no momento de alugar o carro, já que as placas na Itália costumam ser bastante confusas.

Você pode alugar o carro online aqui:

De trem

Para ir de trem de Milão até o Lago de Como, você deve pegar o trem na estação de “Cadorna” e realizar um trajeto de uma hora até a estação “Como Nord Lago”. A passagem custa 4,80€. É possível comprar as passagens online através do site da Trenitalia:

Como se locomover pelo Lago Como

Se você tiver bastante tempo, dá para passear pela região do Lago de Como de carro, embora provavelmente a forma mais rápida e interessante de percorrer os principais pontos seja pegar as balsas que cruzam o lago constantemente.

Se você pensa em atravessar o lago com o carro, você pode fazer isso através das balsas por um preço acessível.

No seguinte site você pode ver os horários e as tarifas dos diferentes trajetos: