![Basílica de Santo Ambrósio](/f/italia/milan/guia/basilica-san-ambrosio.jpg)
Basílica de Santo Ambrósio
Finalizada em 387 pelo santo que lhe deu nome, a Basílica de Santo Ambrósio foi reconstruída no século XI com um estilo desconhecido até então, o românico lombardo.
A Basílica de Santo Ambrósio se tornou o modelo para todas as igrejas que foram construídas posteriormente no mesmo estilo.
O que ver
A Basílica de Santo Ambrósio apresenta um aspecto exterior pouco comum composto por duas torres de ladrilho de diferentes alturas e um enorme átrio, quase tão grande quanto a igreja, no qual se podem ver alguns fragmentos arqueológicos.
Sob o púlpito está o Sarcófago de Stilicho, uma obra-prima do século XIV composta por detalhados relevos religiosos.
Na cripta da basílica são expostos os esqueletos de Santo Ambrósio, São Gervásio e São Protásio vestidos com roupas de gala.
No final da nave sul está o Sacello di San Vittore, uma capela anterior à primeira basílica. Quando o lugar ainda era um cemitério, foi construída uma pequena estrutura em homenagem ao mártir local São Víctor. Durante a construção da basílica, essa estrutura foi somada ao templo.
Um templo peculiar
Apesar de ter sido gravemente afetada durante a guerra, a Basílica de Santo Ambrósio é um templo que conserva perfeitamente seu aspecto antigo e chamativo, por isso faz parte das nossas igrejas recomendadas em Milão.
![Basílica de Santo Ambrósio](/f/italia/milan/galeria/thumbs/basilica-san-ambrosio.jpg)
![Basílica de Santo Ambrósio, esqueletos](/f/italia/milan/galeria/thumbs/basilica-san-ambrosio-esqueletos.jpg)
Horário
De segunda a sábado, das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 18:00 horas.
Domingo, das 15:00 às 17:00 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Lugares próximos
Museu Arqueológico de Milão (396 m) San Maurizio al Monastero Maggiore (414 m) Museu da Ciência e Tecnologia de Milão (414 m) A Última Ceia de Leonardo da Vinci (587 m) Igreja de San Lorenzo Maggiore (666 m)