Teatro alla Scala

O Teatro alla Scala é um dos teatros de ópera mais famosos do mundo. Descubra o que se esconde no seu interior e como visitá-lo. 

O Teatro alla Scala possui um sóbrio aspecto exterior de uma beleza antiga que não deixa de surpreender os visitantes. 

O passado do La Scala 

Quando um incêndio destruiu o antigo Teatro Ducale em 1776, o arquiduque Fernando de Áustria ordenou a construção de um novo. O teatro foi construído no lugar onde estava a Igreja de Santa Maria alla Scala, que daria nome ao novo teatro da cidade.

Assim como outros teatros da época, o Teatro alla Scala também funcionou como cassino durante algum tempo.

Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os bombardeios afetaram gravemente o teatro, que teve que ser reconstruído três anos depois. Em 2002, o teatro voltou a fechar suas portas para renovação e em 2004 foi reinaugurado com a primeira obra que havia sido representada em 1778, L’Europa Riconosciuta de Salieri.

O Teatro della Scala foi o lugar de estreia de importantes óperas ao longo da história, como Otello e Nabucco de Verdi, ou Madame Buterfly, de Giacomo Puccini.

O grande compositor Giuseppe Verdi manteve uma relação muito próxima com La Scala, embora durante muitos anos tenha recusado que representassem ali suas obras porque estava convencido de que a orquestra modificava suas composições.

Museu do teatro

O teatro possui um museu composto por uma grande coleção de pinturas, bustos, roupas e diferentes elementos relacionados com o mundo da ópera.

O passeio inclui a visita ao grande vestíbulo do teatro, um ambiente harmonioso, embora com escassa decoração. Depois disso, é possível ter acesso aos pequenos camarotes cobertos de veludo vermelho de onde a alta sociedade contemplava as obras, assim como hoje em dia continua acontecendo.

O enorme recinto do auditório, feito com madeira revestida de veludo vermelho, está ornamentado com estuques decorados em tons dourados. Para contemplar a decoração, há um enorme lustre composto por 383 lâmpadas.

Uma visita agradável

A visita ao museu do teatro é bastante interessante, pois permite percorrer o vestíbulo do teatro, além de contemplar a sala do auditório de um dos pequenos camarotes.

O teatro só pode ser visitado assistindo a uma das obras ou através da visita ao museu.

Praça da Scala

Entre o Teatro alla Scalla e a Galeria Vittorio Emanuele está a Praça da Scala, um agradável espaço que costuma ser muito animado. No centro da praça há uma grande estátua de Leonardo da Vinci e ao redor dela os turistas relaxam nos bancos rodeados de arbustos

Horário

Todos os dias, das 9:00 às 17:30 horas.

Preço

Adultos: 7€.
Estudantes e maiores de 65 anos: 5€.
Menores de 12 anos: entrada gratuita.

Transporte

Bonde: Manzoni Scala, linhas 1 e 2.
Metrô: Duomo, linhas 1 e 3.