Bondes em Milão

Os bondes estão presentes em Milão desde 1876. Atualmente circulam pela cidade alguns bondes históricos com mais de 80 anos.

Milão conta com 18 linhas de bonde que percorrem a cidade até bastante depois da meia-noite, sendo o meio de transporte com o horário mais amplo. Os bondes estão numerados de 1 a 33. 

Ao contrário da rede de metrô, criada bastante tarde (segunda metade do século XX), os bondes circulam por Milão desde 1876, quando eram puxados por cavalos. Diferentemente do que aconteceu em Paris ou em outras cidades, em Milão sempre se apostou pelos bondes, que nunca deixaram de ser usados.

Devido à extensão da rede e sua praticidade, os bondes são uma das melhores formas de se locomover pela cidade.

Bondes históricos

Por Milão circulam bondes de diferentes épocas, desde os mais modernos e “psicodélicos” até os mais clássicos. Os mais peculiares são os bondes da série 1500, formada por veículos fabricados entre 1928 e 1930. Esses modelos também podem ser vistos em cidades como Lisboa, Porto e São Francisco.

No caso de São Francisco é ainda mais especial, já que a cidade americana comprou os seus de Milão.

Onde comprar as passagens? 

As passagens podem ser adquiridas nas estações de metrô e bancas.

Se você planeja usar o transporte público de forma habitual, o melhor é comprar várias passagens de forma antecipada ou adquirir um abono.

Horário e frequência

Os bondes percorrem Milão das 4:30-5:00 da manhã até as 2:00-2:30 da noite. Nos dias 25 de dezembro e 1º de maio, o horário é das 7:00 às 19:30 horas.

Tarifas

Você pode ver todos os tipos de passagens e descontos aqui: Passagens e abonos de transporte em Milão