Lago Maggiore

Lago Maggiore

O Lago Maggiore conta com uma superfície de 212 quilômetros quadrados e é o segundo maior lago da Itália, atrás apenas do Lago de Garda.

Graças à riqueza da família Borromeo, as tranquilas e encantadoras regiões que rodeiam o povoado contam com igrejas e pinturas, além de vilas e jardins que deixam todos os visitantes encantados. 

Principais locais

  • Laveno: Laveno possui o único porto natural do Lago Maggiore. Embora não seja um povoado que desperte um grande interesse, conta com um funicular que sobe até o topo do Sasso del Ferro, uma montanha de 1062 metros de altura, que oferece uma bela vista dos Alpes e do lago
  • Leggiuno: Encravado em um saliente rochoso está o Monastério de Santa Caterina del Sasso Ballaro. Tata-se de uma curiosa construção habitada pelos monges dominicanos que, devido à sua surpreendente localização, é um dos lugares mais encantadores do lago.
  • Isola Bella: O antigo povoado pesqueiro que ocupava a ilha foi transformado em um belo oásis, no qual se encontra um palácio barroco e um jardim repleto de plantas muito especiais. 
  • Isola Madre: A maioria das ilhas do lago possui um belo palácio, além de um jardim com as plantas mais exóticas, onde correm em liberdade pavões brancos. 
  • Angera: A imponente fortaleza medieval da localidade de Angera se levanta majestosa sobre o Lago Maggiore. Em seu interior, abriga obras dos séculos XIV e XV, além do Museu das Bonecas. 

Como ir ao lago

Embora o mais recomendado seja fazer o percurso de carro, se você não quiser dirigir, pode pegar o trem ou reservar uma excursão organizada. 

De carro

Para chegar ao Lago Maggiore de carro, o melhor é pegar a estrada A8 em direção ao Aeroporto de Malpensa e seguir as indicações. Entre Milão e Laveno há uma distância de 80 quilômetros. 

Se você ainda não reservou o carro de aluguel, pode reservar aqui:

De trem

Para ir até Laveno, você deve pegar o trem na estação de “Cadorna”. O trajeto tem uma duração de 1:30 hora e a passagem custa 6,70€. Se o destino for algum dos povoados do sul do lago, como, por exemplo, Arona, você pode pegar o trem na estação “Porta Garibaldi”. O trajeto tem uma hora de duração e custa 6,10€.

Você pode ver os horários e comprar as passagens através do site da Trenitalia:

Como se locomover pelo Lago Maggiore

Para poder visitar os povoados mais turísticos e atravessar o rio mais rápido, o mais recomendado é usar as balsas. Para ir de um povoado a outro ou percorrer uma das margens, o carro é seu maior aliado.

Nesse site, você pode ver os horários e preços das balsas que atravessam o rio: