Pinacoteca Ambrosiana

Pinacoteca Ambrosiana

Fundada em 1618 pelo Cardeal Federico Borromeo, a Pinacoteca Ambrosiana é uma das melhores galerias de arte de Milão. Contém esboços de Leonardo da Vinci. 

A Pinacoteca Ambrosiana foi criada com o objetivo de inspirar novos artistas através das suas pinturas, por isso Borromeo criou um complexo que também incluía a Biblioteca Ambrosiana e a Accademia del Disegno como local de estudo para os jovens artistas da Contrarreforma.

Exposições

Através das 24 salas da pinacoteca, são exibidas as coleções de Federico Borromeo e outros legados sucessivos que incluem algumas obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Bramantino, Tiziano, Caravaggio e Bruegel o Velho.

Entre as obras mais importantes do museu se destacam as seguintes:

  • A Virgem e o Menino Jesus com três anjos (Madonna del Padiglione), de Botticelli.
  • Cesta de fruta (Canestra di frutta), de Caravaggio.
  • Retrato de um músico, de Leonardo da Vinci.
  • Adoração dos Magos, de Tiziano.

Biblioteca Ambrosiana

A Biblioteca Ambrosiana foi uma das primeiras em ser aberta ao público, em 1609. Atualmente, conta com mais de 750.00 volumes e mais de 35.000 manuscritos.

Entre as posses mais valiosas da biblioteca estão mais de 1.000 páginas do Codex Atlánticus de Leonardo da Vinci. Você pode ver as folhas em que ele expunha seus inventos, acompanhadas de algumas explicações.

Um dos melhores museus da cidade

A Pinacoteca Ambrosiana é um museu muito interessante, não só por suas exposições, como também pelo lugar onde está instalada, um palacete construído em 1928, encostado na Igreja de São Sepulcro.

A biblioteca é uma das zonas mais especiais do museu. Ali, o cheiro a madeira e livros antigos invade o ambiente enquanto fazemos uma viagem ao passado graças aos estudos de Leonardo da Vinci.

Na Sacristia de Bramante, localizada na Igreja de Santa Maria delle Grazie, é exposta uma parte do Codex Atlanticus, que faz parte da Pinacoteca Ambrosiana. A visita à sacristia é um pouco repetitiva e não vale a pena.

Horário

Pinacoteca, de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
Biblioteca, de segunda a sexta, das 9:00 às 17:00 horas.

Preço

Adultos: 15€.
Menores de 18 anos e maiores de 65: 10€.

Transporte

Metrô: Duomo, linhas 1 e 3; Cordusio, linha 1.
Bonde: linhas 2, 3, 12, 14 e 16.