Metrô de Milão

Com suas 4 linhas (e uma quinta em construção), 111 estações e 94,5 quilômetros de vias, o metrô de Milão é o maior da Itália

O metrô de Milão é um dos mais recentes da Europa, já que, embora tenha sido planejado no início do século XX, só começou a ser construído em 1957 e foi inaugurado em 1964.

Linhas

Mapa de metrô e trens urbanos de Milão
Mapa de metrô e trens urbanos de Milão

As cinco linhas de metrô de Milão estão numeradas e têm cores diferentes: 

  • Linha M1 (vermelha): Essa linha é interessante especialmente se você viaja a negócios e quer ir à Feira de Milão. Passa pelo Duomo e San Babila.
  • Linha M2 (verde): Passa pela Estação Central.
  • Linha M3 (amarela): Provavelmente a linha mais interessante. Faz paradas no Duomo, na rua Montenapoleone (zona comercial mais importante de Milão) e na Estação Central.
  • Linha M4: É uma linha atualmente em construção, que no futuro conectará o Aeroporto de Linate com o centro da cidade. Cruzará a linha M1 na estação de San Babila e a linha M2 na estação de Sant’Ambroglio. A abertura da linha azul está prevista para 2022.

  • Linha 5 (lilás): É uma linha que se integra com os trens regionais. Para no Estádio de San Siro e na estação de Garibaldi.

Temos que dizer que, exceto se você estiver hospedado longe do centro, o mais provável é que você não precise pegar o metrô para nada, exceto para ir ao hotel. 

Onde comprar as passagens? 

As passagens podem ser adquiridas nas paradas de metrô e bancas.

Se você vai precisar usar o transporte público de forma habitual, o recomendado seria comprar várias passagens de forma antecipada ou adquirir um abono.

Horário e frequência

O metrô abre todos os dias, das 6:00 às 00:30 horas. Nos dias 25 de dezembro e 1º de maio, o horário é das 7:00 às 19:30 horas.

A frequência das linhas de metrô nas principais estações oscila entre os 2 e os 4 minutos em função da hora e da época do ano. Nas estações mais afastadas (últimas paradas da linha M2), a frequência pode chegar aos 30 minutos). 

Tarifas

Você pode ver todos os tipos de passagens e descontos aqui: Passagens e abonos de transporte em Milão