Lago de Garda

Lago de Garda

O Lago de Garda é o maior dos lagos italianos e um dos principais centros turísticos do norte da Itália. Seu povoado mais famoso é Sirmione. 

Diferentemente dos outros lagos, o Lago de Garda é um lugar muito animado e agitado, repleto tanto de turistas italianos quanto estrangeiros.

O Lago de Garda está rodeado de pequenos e belos povoados que costumam ser destino de verão, entre os quais se destaca Sirmione.

Sirmione

Localizado em uma pequena península que entra no Lago de Garda, Sirmione é um importante centro turístico graças ao seu balneário e ao seu agradável centro antigo, onde há um castelo medieval e as ruínas de uma vila romana.

Longe de ser um lugar tranquilo para curtir a natureza, o acolhedor povoado de Sirmione recebe um turismo massificado que faz com ele pareça um parque de diversões.

Sirmione é um lugar alegre em que tudo está preparado para que os turistas possam curtir as férias. Ali, o maior dos problemas é encontrar um lugar para estacionar, inclusive em estacionamentos pagos.

Outras atrações

Além dos povoados turísticos como Desenzano, Malcesine, Limone ou Tignale, o Lago de Garda conta com duas importantes atrações turísticas: Gardaland, o parque temático mais visitado da Itália, e o funicular que sobe de Malcesine até Monte Baldo

Como ir ao Lago Garda

Existem várias formas de ir de Milão até o Lago de Garda, embora provavelmente a forma mais prática seja fazer o trajeto de carro. Se você não quiser dirigir, há a opção de viajar de trem ou reservar uma excursão organizada. 

De carro

A forma mais prática de percorrer os 140 quilômetros que separam Milão de Sirmione é fazer o percurso de carro. O trajeto é quase todo por autoestrada (sentido Verona) e está muito bem indicado. 

Você pode alugar um carro online através desse site:

De trem

Outra forma de chegar é pegar um trem da estação Milano Centrale até “Desenzano Del Garda-Sirmione”.

O trajeto tem uma duração que varia entre uma hora e uma hora e meia, dependendo do trem escolhido. As passagens para os trens rápidos custam entre 21 e 24 euros, enquanto o trajeto no trem regional custa 9,20€.

O mais prático é comprar as passagens online através do site da Trenitalia:

Como se locomover pelo Lago Garda 

Para os que tenham carro e tempo, uma opção agradável pode ser percorrer os povoados do lago de carro. Se você não tem muito tempo, você pode pegar uma balsa que cruza o lago unindo diferentes pontos.

Também é possível cruzar o lago com o carro usando uma das balsas preparadas para isso.

No seguinte site, você pode ver os horários e as tarifas das balsas que cruzam o lago: