Bergamo

Uma rica arquitetura medieval, barroca e renascentista aliada às lojas cheias de encanto e ruelas de pedra fazem de Bergamo um lugar de paz e tranquilidade. 

Bergamo é uma bela cidade amuralhada situada a 60 quilômetros de Milão, o que faz dela o lugar ideal para escapar um dia ou para aproveitar os voos da Ryanair que aterrissam na cidade.

Uma rica arquitetura medieval, barroca e renascentista, unida às lojas e belas ruas de pedra fazem da cidade um lugar de paz e tranquilidade para os turistas que se deslocam de Milão.

O que ver em Bergamo

Bergamo se divide em duas zonas bem diferenciadas; a parte alta, delimitada pela Muralha Veneta, conserva perfeitamente seu aspecto medieval graças às ruas de pedra e seus belos edifícios. Na parte baixa está a parte moderna da cidade, muito menos destacável a nível turístico.

As encantadoras ruelas da parte alta da cidade escondem algumas construções que se conservam como autênticos tesouros. Essas são algumas das mais destacadas. 

  • Piazza Vecchia: O antigo coração da vida política e administrativa da cidade abriga importantes edifícios como o Palazzo del Podesta, o Palazzo del Comune, o Palazzo della Ragione e a Torre Cívica. 
  • Torre Cívica: Símbolo do Bergamo Mediveal, a Torre Cívica oferece a possibilidade de contemplar a cidade do alto dos seus 52 metros. 
  • Basílica Santa Maria Maggiore: A monumental basílica é capaz de competir tanto em tamanho quanto em beleza com o Duomo de Bergamo. Uma das partes mais destacadas é a Cappella Colleoni. 
  • Duomo de Bergamo: A Catedral de Bergamo é um importante edifício dedicado ao padroeiro da cidade, São Alexandre de Bergamo.
  • Muralhas Venetas: O temor de sofrer um ataque por parte das tropas espanholas levou Bergamo a criar uma muralha para proteger a cidade. Ao longo dos 6 quilômetros que a muralha possuía, só havia quatro portas para entrar na cidade.

Como ir a Bergamo

As três formas principais de ir de Milão a Bergamo são as seguintes:

De carro

A melhor forma de ir de Milão a Bergamo é de carro, já que assim você pode fazer seu horário e visitar outros lugares próximos, como o Lago de Iseo. De Milão a Bergamo são 60 quilômetros.

Se você chega no Aeroporto de Bergamo-Orio al Serio, você pode aproveitar para visitar Bergamo antes de ir a Milão ou então fazer a parada na volta.

Você pode alugar seu carro online aqui: 

De trem

Para ir de trem até Bergamo é possível tanto iniciar o trajeto na Estação Milano Centrale quanto em Milano Porta Garibaldi. O trajeto tem uma hora de duração e um preço que varia entre 4,80 e 5,50 euros.

É possível adquirir as passagens online através do site da Trenitalia: